Os 10 principais Conhecimentos de um Cientista de Dados by Lui Magno comunidadeds

Nesse sentido, vale destacar que é necessário estar atento ao surgimento de novas tecnologias também. Outra função comum no dia a dia desse tipo de profissional é a análise de exploração, em busca de insights e padrões nos dados. Nesse momento, utiliza-se um conhecimento estatístico para desenhar gráficos e estabelecer análises prévias que evidenciam interessantes descobertas. Com isso, o buzz em torno da área de Data Science cresce e profissionais que buscam uma transição passam a se interessar pelas carreiras em dados. Por se tratar de uma trilha relativamente recente, são comuns as dúvidas sobre o que faz um(a) cientista de dados, salários desse mercado e habilidades necessárias.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

Os cientistas de dados utilizam métodos e tecnologia de ponta para fundamentarem as decisões que moldam as nossas vidas. A utilização de “grandes dados” (recolha ou extracção de grandes quantidades de dados e sua análise) por empresas e governos tem significado que os cientistas de dados são muito procurados em todo o mundo. A modelagem estatística é outra https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ parte integral do currículo de quem quer saber como se tornar um cientista de dados. É necessário entender como coletar dados e transformá-los para atender a um modelo, com técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Isso inclui tarefas de classificação, com algoritmos como o clássico naive-bayes, ou regressão, como a regressão linear.

Que tipo de formação ou educação é necessária para ingressar nessa carreira?

Portanto, é em parte Matemático e em parte Cientista, pois além da análise pura de dados, também tem de ver para lá deles. Assim, uma parte do seu trabalho passa por procurar soluções criativas para resolver problemas. O Cientista de Dados, ou Data Estratégias de empresas: como a ciência de dados determina o planejamento corporativo Scientist, é o profissional que recolhe, analisa e comunica toneladas de dados que são recolhidos nas mais diversas atividades. A expert Caroline Oliveira explica como identificar um problema de negócio é essencial para a análise de dados.

Eles são proficientes em linguagens de programação, como Python e R, e têm experiência em lidar com bancos de dados e sistemas de armazenamento de dados. Outro assunto que faz parte do currículo é o aprendizado de máquina supervisionado. O dia a dia da pessoa cientista de dados envolverá problemas dessa natureza, em que é preciso buscar a melhor maneira de dividir as bases de dados entre treinamento e teste, bem como selecionar o melhor algoritmo. Existem várias opções nesse campo, como as famosas árvores de decisão, o naive-bayes, o SVM e as redes neurais. É mandatório também conhecer os métodos para uma boa análise exploratória em uma base de dados.

Cursos

Gosto de Ciência, gosto de Cultura Pop em geral e tento criar conteúdo sobre os 2. Dizem que hard skills vão fazer você chegar longe, mas são as soft skills que vão fazer você chegar no topo. Você pode achar informações sobre essas linguagens em muitos lugares da internet, mas a minha indicação principal é começar por livros iniciais, no último tópico abaixo eu faço algumas indicações de materiais.

  • Segundo a revista Veja, existem 60 mil vagas de TI abertas no Brasil, sem candidatos para preenchê-las.
  • Na plataforma FIAP ON, por exemplo, tem como aprender noções básicas sobre Business Intelligence (BI), Cloud Fundamentals e Big Data, que são assuntos fundamentais para a formação de qualquer profissional da área de dados.
  • Na etapa final, os dados transformados são carregados no sistema de destino, que pode ser um data warehouse, um banco de dados analítico ou qualquer outra plataforma de armazenamento de dados.
  • Para atuar na área de Ciência de Dados é fundamental possuir conhecimento em algumas linguagens de programação, sendo as principais o Python e o R.
  • A capacidade de transformar um mar de dados em percepções de valor pode ter um impacto profundo em uma companhia.

Author: